Termos e condições
A SMARTIMPACT, LDA, doravante designada por Computek, sedeada em Avenida João Paulo II, Lote 4, Loja 2, 5000-198 Vila Real, registada na Conservatória do Registo Comercial sob o número único de matrícula e identificação fiscal 515 182 028, responsável por este site (www.computek.pt) descreve nesta página os termos e condições de utilização e a informação pré-contratual relativa aos contratos celebrados à distância neste site (www.computek.pt), a que alude o artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 24/2014 de 14 de Fevereiro. A Computek reserva-se ao direito de modificar livremente a informação pré-contratual de modo a adequá-la à legislação aplicável, sem necessidade de qualquer pré-aviso.
Ao aceder ao website ou a qualquer conteúdo de www.computek.pt, o utilizador declara conhecer os termos e condições de utilização, assumindo por isso todos os correspondentes direitos e obrigações.
Propriedades e Acesso
Todo o conteúdo deste site (textos, marca e logótipos) é propriedade da Computek. A cópia, reprodução, modificação ou difusão do seu conteúdo, incluindo a extração de texto ou imagens para outras utilizações, não pode ser efetuada sem a prévia autorização, por escrito, da Computek. A Computek permite o livre acesso, sem custos, ao site, com o objetivo de proporcionar informações gerais e informações sobre a empresa e o trabalho que desenvolve. Não obstante, o esforço permanentemente desenvolvido pela Computek para assegurar a qualidade dos conteúdos e serviços online, a informação disponibilizada é de natureza geral, podendo, eventualmente, não estar completa ou atualizada. O conteúdo deste site também não substitui a atuação e as recomendações da marca a que pertence o seu equipamento. A Computek reserva-se o direito absoluto e não sujeito a justificação, de suspender, alterar, adicionar ou retirar partes dos conteúdos do site em qualquer momento e a restringir o uso e a acessibilidade do seu site.
Utilização do Serviço
O utilizador está obrigado a usufruir deste site de forma consentânea com as Leis e Regulamentações aplicáveis em Portugal, para este tipo de serviço. Lembramos aos utilizadores de outros países, que as normas e as condições da política de privacidade poderão não ser aplicáveis aos termos e condições deste site, sendo da sua total responsabilidade qualquer dano que resulte do acesso ou da utilização do conteúdo deste site. Está expressamente proibida a utilização deste site para a prática de atos ilícitos, sejam de natureza civil, criminal ou outra, ou a violação de quaisquer direitos alheios.
Alterações ao presente termo de utilização
A Computek pode, a qualquer momento, e sem aviso prévio, alterar as condições do atual Termo de utilização, bem como os serviços que presta. A utilização contínua deste site, após tais alterações, constituirá aceitação de tais mudanças, não sendo atendível a invocação do seu desconhecimento ou da não aceitação das alterações.
Privacidade
A visita deste site não o obriga a facultar os seus dados pessoais. A Computek, entidade titular deste site, só recolhe e conserva informações dos utilizadores que entenderem criar uma conta de acesso para aquisição ou reparação de equipamentos.
Dados pessoais
A Computek compromete-se a tratar os dados pessoais, respeitantes aos seus clientes e respetivos equipamentos, de acordo com a legislação em vigor e a não divulgar, a terceiros, informações relativas a estes dados, exceto quando exigidos por lei. Os menores devem obter, sempre, a autorização dos pais ou encarregados de educação antes de fornecer Dados Pessoais. De acordo com o disposto na Lei de Proteção dos Dados Pessoais, os visitantes, podem em qualquer altura exercer o seu direito de acesso, retificação ou cancelamento, comunicando por escrito para: Computek - Avenida João Paulo II, Lote 4, Loja 2 - 5000-198 Vila Real - Portugal. A partir desse momento deixará de receber informações regulares sobre a atividade desta organização.
A Computek reserva-se ao direito de alterar os preços em qualquer momento. Sempre que possível, a Computek irá tentar manter as taxas e preços indicados no momento da realização do pedido de compra em caso de rutura de stock. No caso da ocorrência de um erro informático, manual, técnico ou de qualquer outra origem que cause uma alteração notória e não prevista pela Computek no preço de venda ao público, de tal modo que este se torne pouco acessível ou manifestamente irrisório, o pedido de compra irá ser considerado inválido e anulado.
Informação dos Preços
Os preços dos produtos e serviços disponibilizados neste site são apresentados em euros e incluem IVA à taxa legal em vigor. Existem alguns produtos de caráter excecional que, devido ao facto de estarem associados a um serviço de montagem podem ter valores diferentes nas lojas físicas. Estes vão ser assinalados no site com a etiqueta “Preço exclusivo online”. Os custos do serviço de envio são por conta do consumidor e comprador, e acrescem ao total do valor dos produtos selecionados. O consumidor será informado destes encargos antes de confirmar o seu pedido e concluir o processo de compra.
Tipo de Produtos
Entre os produtos disponíveis para venda no website poderão ser encontrados equipamentos novos, recondicionados e usados.
Equipamentos Recondicionados, Seminovos e Usados
Artigos RECONDICIONADOS são, totalmente certificados e testados, que já foram, pelo menos uma vez, retirados da caixa (para exposição, por exemplo), podendo ter sido sujeitos a uso efetivo, ou não. Estes equipamentos foram minuciosamente examinados pelos nosso fornecedor para garantir que estão em perfeito estado de funcionamento e encontram-se assinalados como tal no nosso site. Contrariamente, um artigo SEMI NOVO ou USADO foram totalmente revistos, testados, alterados e aprovados pela nossa equipa de técnicos na Computek. No que respeita a estes produtos, deve ser tida em conta a categoria dos mesmos (A+, A, B e C). As categorias são utilizadas para classificar os sinais de uso apresentados pelos mesmos e estado das baterias. Esta distinção permite, por um lado, informar os consumidores e gerir as suas expectativas, sendo o preço dos equipamentos diferenciado consoante a sua categoria.
Estes artigos da Computek podem ser classificados com as seguintes categorias:
- Grade A+ - Artigo COMO NOVO. Esteticamente perfeito, com bateria como nova e carregador original. Possibilidade de ainda ter garantia do fabricante.
- Grade A - Marcas mínimas de utilização residuais. Bateria acima de 90% da capacidade e carregador original.
- Grade B - Marcas mais visíveis de utilização (Riscos e mossas ligeiras). Bateria acima de 80% da capacidade e carregador original ou compatível.
- Grade C - Marcas acentuados e imperfeições visíveis (Riscos, mossas, plásticos partidos). Ver mais informações nas especificações do artigo. 100% funcionais.
Descrição dos produtos
A Computek tem em consideração a informação relativa às características essenciais dos produtos mediante descrições técnicas partilhadas pelos seus fornecedores e de fotografias que ilustram os produtos comercializados. Como tal, as imagens dos produtos apresentadas no site são meramente ilustrativas. A Computek recomenda que o consumidor consulte a descrição detalhada do produto de modo a obter a informação completa acerca das respetivas características do mesmo, ou que entre em contacto com a Computek para mais informações.
São efetuados todos os esforços para que a informação aqui apresentada se encontre isenta de erros tipográficos e de imagem. Sempre que estes ocorram, a Computek procederá logo que possível à respetiva correção dos mesmos.
Disponibilidade
A Loja Online da Computek é independente das lojas físicas no que respeita às quantidades disponíveis em stock.
Os artigos disponíveis tanto online como na loja física possuem um stock limitado, pelo que podem ficar indisponíveis sem aviso. Caso, após a realização da encomenda online, se verifique a indisponibilidade ou rutura do artigo encomendado e esse facto interfira com o normal tratamento da encomenda, o consumidor será devidamente informado e poderá escolher aguardar pela reposição do artigo ou cancelar a sua ordem de compra, sem nenhuma penalização adicional.
Campanhas
Todas as campanhas promocionais têm stock limitado e os artigos em questão poderão ficar indisponíveis sem aviso prévio, sem prejuízo de informação do esgotamento do artigo quando tal se verifique.
O equipamento recebido apenas será orçamentado ou reparado para avaria descrita pelo cliente e apenas poderá ser levantado mediante apresentação da ordem de serviço assinada no ato de entrega, da mensagem de texto (SMS) enviado pela Computek a informar da conclusão do serviço ou após a confirmação do pagamento do valor da reparação para os serviço de reparar sem sair de casa.
A Computek reserva-se o direito de reter qualquer equipamento até o pagamento integral da sua reparação.
Os serviços de reparação ou diagnóstico prestados pela Computek acarretam um conjunto de potenciais riscos colaterais que podem levar à degradação total do equipamento, pelo que a Computek não será, em qualquer circunstância, responsável pelos danos causados, que estão aceites pelo Cliente tendo assinado a Ordem de Serviço para iniciar o processo de reparação.
Caso a reparação a realizar no equipamento exija uma intervenção técnica com meios indisponíveis nas lojas Computek, o Cliente autoriza a deslocação do mesmo aos laboratórios especializados da Computek e parceiros.
A Computek fica autorizada a abrir os selos de garantia, bem como a desmontagem dos equipamentos indicados nos pedido de reparação, implicando a perda total da originalidade e de qualquer garantia existente.
A Computek, não se responsabiliza pela perda de material que não tenham sido referênciados no ato da receção e, deste modo omitidos no pedido de reparação.
O prazo de levantamento dos equipamentos para reparação é de 30 dias após a conclusão e informação da mesma ao cliente, caso contrário, o material considera-se abandonado nos termos do artº 1267/1a do C.Civil, pelo que a Computek deixa de ser responsável pela integridade do equipamento.
A Computek não se responsabiliza por eventual perda de dados contidos nos equipamentos ou unidades de armazenamento quando a salvaguarda dos mesmos não é requerida e tida como serviço a prestar ao cliente.
A instalação ou atualização de software apenas será efetuada se disponível no site do fabricante do equipamento. Todo o software instalado no equipamento é da inteira responsabilidade do Cliente.
A Computek compromete-se a não divulgar as informações/dados dos seus Clientes, fruto das intervenções e recuperação de dados, salvo quando houver autorização por parte do Cliente e/ou solicitação judicial.
Equipamentos dentro de Garantia
Nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de Outubro, todos os artigos vendidos em estado de NOVO ou RECONDICIONADO serão sujeitos a uma garantia de conformidade de 3 anos, assegurada pelas respetivas marcas. No caso de produto com defeito, deve comunicar o mesmo à Computek.
Todos os artigos vendidos em estado de SEMI NOVOS, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de Outubro, estão sujeitos a uma garantia de 18 meses e de 90 dias para a bateria do respectivo artigo. Esta garantia é acordada entre a Computek e o cliente no acto da compra, tendo o cliente consciencia de que a informação relativa a garantia está na respectiva página do produto e indicada na factura de compra.
A garantia de artigos vendidos em estado de recondicionados, seminovos e usados, apenas cobre avarias relacionados com o hardware do equipamento que afectam o funcionamento dos sistemas quando não afetados por elementos externos ao seu normal funcionamento ( liquidos, choques, quedas, etc ). Esta garantia não cobre problemas de nível estético causadas pelo uso normal ou problemas a nível de software.
Todos os artigos vendidos em estado de USADOS, estão sujeitos a uma garantia de 30 dias acordada entre a Computek e o cliente no acto da compra, tendo o cliente consciencia de que a informação relativa a garantia está na respectiva página do produto e indicada na factura de compra. Não são aceites trocas ou devoluções de artigos em estado USADOS com a excepção de defeito ou avaria dos mesmos.
Produtos consumíveis, cuja utilização regular importa a sua destruição ou alienação, devido à sua específica natureza poderão, dependendo do fabricante, não ter qualquer tipo de garantia após abertos ou de ter um prazo de garantia de bom funcionamento inferior a 1 ano.
Garantia do Serviço de Reparação
Garantia de 90 dias para o serviço técnico efetuado e todos componente(s) usado(s) na reparação de smartphones e tablets.
Garantia de 90 dias para reparações em mainboards e DCJack em computadores. Qualquer outro componente usado na reparação pode ter uma garantia diferente mediante o fornecedor, fabricante e condição da peça utilizada, que pode variar entre 30 dias à 2 anos
Garantia de 30 dias para reparações a nível de software em qualquer equipamento (Ex:.formatação, hard-reset, firmware).
Estas garantias limitadas não afeta os direitos legais estabelecidos na legislação nacional, sobre os componentes novos utilizados na reparação que sejam de substituição e encaixe directo no equipamento e onde o seu estado (sem riscos, marcas de uso ou qualquer sinal de alteração) permita o envio para o fornecedor original.
Qualquer anomalia detetada na reparação efectuada nos primeiros 5 dias após o levantamento, terá uma prioriade GARANTIA URGENTE e será resolvida com maior brevidade, para anomalias detectadas após estes primeiros 5 dias, a Computek dispõe de 30 dias para resolver a anomalia ou devolução do valor da reparação ao cliente caso a falha esteja no componente ou reparação efetuada.
A garantia das reparações não contempla as seguintes condições:
- Danos físicos (equipamento partido/danificado/corroído/empenado, etc.);
- Uso indevido, danos causados por quedas, negligência, fogo, água, perturbações elétricas, atmosféricas, etc;
- Danos causados por transporte efetuado pelo Cliente ou terceiros em sua representação;
- Utilização de opções ou consumíveis não apropriados ao equipamento em questão;
- Durante este período o equipamento tiver sofrido intervenção técnica, com mão-de-obra e peças alheias aos serviços da Computek;
- A reparação anterior tiver sido efetuada sob pedido e responsabilidade do cliente.
Avarias
Caso o produto adquirido apresente defeito ou avaria, o cliente deverá comunicar a situação ao Apoio ao Cliente da Computek, informando o número da sua encomenda e a descrição do mau funcionamento. Após a receção do artigo nas instalações da Computek, o mesmo será pré-analisado pelos técnicos da Computek a fim de determinar a validade da garantia mediante as avarias relatadas pelo cliente. Após este processo e caso a garantia se verifique de válida, o equipamento será enviado para o representante da marca e, em caso de ausência de qualquer inconformidade, o artigo será substituído ou reparado. Neste caso, a Computek procederá à entrega do artigo ao cliente, pelo mesmo meio que foi entregue para reparação. Se a verificação técnica detetar sinais de mau uso, e/ou qualquer problema que possa ter causado o mau funcionamento do artigo (por ex: queda, humidade, etc.) o cliente será contactado para indicar se pretende que se proceda à reparação do equipamento se a mesma for possível e viável. Nesse caso a Computek fornecerá um orçamento gratuito.
Equipamentos fora de Garantia
Mesmo que o seu equipamento esteja fora do prazo de garantia de conformidade, a Computek disponibiliza um serviço de reparação em condições a acordar, pelo que deverá dirigir-se a uma das nossas lojas. Caso o cliente pretenda a reparação de um equipamento fora de garantia deverá contactar o Centro Técnico da Computek indicando o equipamento em questão e a sua avaria. A Computek informará o cliente sobre a morada na qual terá que entregar o equipamento. No caso desta opção não ser possível, o cliente poderá enviar o produto por correio registado para a morada indicada, ao cuidado do Centro Técnico da Computek. Aquando a receção do equipamento do cliente, os técnicos da Computek procederão à análise do mesmo verificando a avaria descrita pelo cliente. Após essa análise, o cliente será contactado pela nossa equipa para ser informado sobre o orçamento para a reparação do equipamento. A reparação só será iniciada após aceitação expressa do orçamento por parte do Cliente.
Garantia Direta com o fabricante
Algumas marcas disponibilizam garantia/suporte direto ao consumidor. Nestes casos pode entrar em contacto diretamente com a marca para tratar da garantia do equipamento.
Como acionar a garantia
- Através da nossa PÁGINA DE CONTACTOS e facultar-nos os detalhes da avaria.
- Mediante o tipo de avaria, poderemos tentar uma resolução através de acesso remoto.
- Caso não seja possível uma resolução remota, o cliente deverá levar pessoalmente ou enviar o portátil para a morada por nós indicada ou solicitar uma recolha gratuita do equipamento.
- Se após análise do equipamento for verificado que a avaria está coberta pela garantia, o portátil será reparado ou trocado gratuitamente.
- Nos casos em que não seja possível efetuar a reparação, o equipamento será substituído por outro igual ou do mesmo valor.
- Se após análise inicial for verificado que a avaria não está coberta pela garantia, será enviado um orçamento para reparação ao cliente se a mesma for possível e viável.
Deve considerar ainda:
Quando o consumidor compra um produto, o site está automaticamente coberto pela Garantia de Satisfação, onde nos primeiros 14 dias, após tomar posse física dos bens, pode devolver ou trocar o produto, de acordo com o Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro.
Os artigos terão que ser devolvidos no prazo de 14 dias após a comunicação da decisão de resolução do contrato e acompanhados da fatura original (artigo 13º, nº 1 do DL 24/2014 de 14 fevereiro) e do documento disponibilizado ao consumidor aquando da confirmação da devolução.
Caso deseje proceder à troca ou devolução de artigos, poderá dirigir-se a qualquer loja física da Computek, ou contactar o Apoio ao Cliente, que lhe fornecerá todas as informações sobre o processo de troca/devolução.
No caso do produto ser enviado para as nossas instalações sem a respetiva identificação e motivo de envio, este não será processado.
Encargos
Nos casos de livre Resolução de Contrato, os portes de devolução ficam a cargo do consumidor, conforme estipulado no n.º 2 do artigo 13º do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro.
Condições
Apesar de serem aceites devoluções/trocas nos primeiros 14 dias em compras à distância (conforme descrito acima), os bens devolvidos só serão aceites caso respeitem rigorosamente as seguintes condições:
- O artigo devolvido tem de estar intacto e sem qualquer marca/dano de uso;
- Terá de ser devolvido o artigo juntamente com a sua embalagem, manuais e acessórios, em estado imaculado;
- Juntamente com o bem devolvido, deverá estar a acompanhar o mesmo, a fatura onde consta esse mesmo artigo;
- No caso de ser um artigo propositadamente encomendado por vontade do consumidor não pode estar com os selos da marca quebrados;
- O Serial Number do equipamento não poderá ter sido associado a nenhuma conta online da marca do produto nem ter sido ativado.
No caso da violação de um destes pontos, não poderemos aceitar a devolução (e o consequente reembolso) ou a troca. Salvo anomalia técnica, existem artigos que pela sua natureza (por questões de higiene, segurança, risco de transmissão de dados, recomendações do fabricante, etc) não podem ser aceites para devoluções/trocas caso tenham os selos quebrados. O mesmo se aplica a produtos que sejam personalizados unicamente para o consumidor que os adquiriu.
Trocas ou Devoluções
Para dar início ao processo de devolução/troca, o consumidor deve enviar e-mail para geral@Computek.pt com assunto (Troca/Devolução Nº ENCOMENDA) ou deslocar-se a uma loja Computek.
Nas lojas físicas da Computek é apenas possível efetuar pagamentos em numerário ou MBWay. Já na sua loja online, dispõe de várias opções de pagamento da sua encomenda:
- Referência Multibanco - Os pagamentos por Referência Multibanco podem ser efetuados pelo Homebanking ou pela Rede de Caixas Multibanco. No final da sua encomenda, será gerada a referência multibanco que será enviada para o seu email. Para efetuar o pagamento tem de selecionar a opção “Pagamentos de Serviços/Compras” e inserir a entidade, referência e valor correspondente que foram enviados por e-mail.
- Transferência Bancária - Se escolher o pagamento por Transferência Bancária, irá receber os dados para realizar a transferência no seu e-mail. A sua encomenda será enviada após a confirmação do pagamento, que dependendo dos bancos pode demorar até dois dias úteis.
Entrega de encomendas
A data de entrega que pode ser consultada na página de cada produto é uma previsão de envio para Portugal Continental, com base no normal funcionamento das entidades envolvidas na expedição e entrega das encomendas. Não são aceites encomendas para entrega em apartados.
Os prazos de entrega poderão sofrer alterações devido a ruturas de stock, épocas festivas ou outras condicionantes externas à Computek, tais como atrasos por parte dos serviços de entregas, na medida em que são uma empresa externa à Computek.
Expedição/processamento de encomendas
As encomendas são processadas apenas em dias úteis. Após a confirmação do pagamento, as encomendas são enviadas para a morada indicada pelo consumidor, qualquer lapso nos dados inseridos são da responsabilidade do mesmo. As pré-encomendas nos produtos cujo seja indicado (Por Encomenda), ao contrário das encomendas normais e atrás mencionadas, só serão processadas quando o produto estiver disponível por parte da marca, para distribuição oficial e para consumidor final.
As encomendas apenas serão enviadas quando todos os produtos estiverem disponíveis.
Portes de Envio
Os custos de envio das encomendas ficam a cargo do consumidor e acrescem ao total do valor dos produtos selecionados. O valor dos portes de envio é fixo e poderá ser alterado a qualquer momento no website. O consumidor será informado destes encargos antes de confirmar o seu pedido e concluir o processo de compra.
Os métodos de entrega disponíveis e respetivos prazos de entrega podem sofrer alterações de acordo com a altura do ano. O método de entrega em loja, denominado como “Levantamento em Loja”, está disponível para qualquer loja física Computek e não tem qualquer custo por parte do consumidor.
O website da Computek pode conter ligações a outros websites sobre os quais não exerce nenhum controlo, nem é responsável pelo seu conteúdo. A inclusão de ligações a outros websites é feita unicamente como referência informativa e sem nenhum tipo de opinião sobre os conteúdos, proprietários, serviços ou produtos oferecidos. A Computek reserva-se o direito de exigir a retirada de qualquer comentário que considerar menos próprio, sendo este critério exclusivamente da sua responsabilidade.
Resolução de Litígios Online
Disposto no artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro vimos informar os nossos estimados clientes que: A União Europeia criou um site que apoia os consumidores a apresentarem as suas reclamações sobre qualquer litígio em que estejam envolvidos. A Computek disponibiliza toda a informação para que possa exercer o seu direito de reclamação junto de uma entidade oficial, terceira e imparcial ao processo, (entidade de resolução de litígios) que o ajudará a resolver o litígio em questão.
Desta forma, se ficou insatisfeito com a aquisição de um bem ou serviço no nosso site, ou com a solução por nós apresentada para resolver a situação, poderá aceder ao site oficial https://webgate.ec.europa.eu/odr e expor a sua reclamação.
A resolução alternativa de litígios é a possibilidade que todos os consumidores têm ao seu dispor de recorrer a entidades oficiais que os ajudem na resolução, ou orientação de algum conflito, antes de abrirem processos litigiosos nos Tribunais.
Legislação Aplicável
Todas as compras efetuadas no site www.computek.pt encontram-se sujeitas à legislação portuguesa. Qualquer conflito ou divergência de interpretação das Condições Gerais de Contratação e Utilização será submetido ao Tribunal português competente. Caso o consumidor se encontre fora de Portugal Continental, a Computek desde já informa que qualquer processo judicial deve ser encaminhado para os Tribunais Portugueses.
Sempre que a Computek receber uma reclamação, compromete-se responder ao utilizador e a tratar a reclamação com a máxima rapidez. A Computek pode informar as instituições de arbitragens designadas para este fim e as autoridades, comprometendo-se o utilizador a colaborar com as ditas instituições e associações, aceitando o princípio da arbitragem. As questões, reclamações, dúvidas ou comentários podem ser apresentadas à Computek, por escrito, por email para geral@Computek.pt, pelo telefone de Vila Real 259 342 266 / 932 204 267.